terça-feira, 14 de agosto de 2007

A Diabetes e a Alimentação - Encontro de Viseu (Helena Victor)

O encontro de Viseu – A Diabetes e a Alimentação

O tema do encontro visou sensibilizar a população, as crianças e os jovens diabéticos, da zona centro, para uma das formas de prevenir e controlar a doença: fazer uma alimentação saudável, equilibrada e adequada ao tratamento.

Esta campanha estava inserida no plano de actividades da Associação dos DTT.

Ficámos a saber que as necessidades calóricas variam de acordo com alguns parâmetros tais como: a idade, o peso, a altura, o estado nutricional e principalmente o tipo de actividade física.

Assim, se o diabético é uma criança ou um jovem, a sua alimentação deve ser caloricamente adaptada às diferentes fases de crescimento, desenvolvimento e actividade física.

Neste dia foi promovida uma campanha formativa que pretendeu sensibilizar os participantes para estilos de vida mais saudáveis ao nível da alimentação e do exercício físico.

Às vezes torna-se difícil, mas é indis­pensável manter a rotina do trata­mento e do rigor alimentar. Só assim o diabético poderá ter uma vida cheia de saúde.

Este encontro teve, ainda, como objectivo o partilhar de experiências e o convívio entre as crianças e jo­vens diabéticos, suas famílias e técnicos de saúde.

Depois do almoço servido nas instalações da Federação da Região Vinícola do Dão, os 285 participantes (diabéticos e suas famílias) participaram num conjunto atractivo de actividades com vários formatos e cores: tiro com arco, matraquilhos humanos e insufláveis para os mais pequenos.

As actividades de animação proporcionaram às crianças e aos jovens um dia inesquecível, pleno de przaer, emoção e diversão em segurança e na companhia de familiares e amigos.

Helena Victor – mãe de jovem DTT

A minha caminhada - Samuel Tavares Lopes

A minha caminhada

Olá a todos! Eu chamo-me Samuel e tenho 12 ano; sou diabético desde que me diagnosticaram a doença a 5 de Dezembro de 2002.

Daí até agora, não tem sido fácil, mas o conselho que dou é que com força de vontade tudo se faz, e podem crer, há bem pior.

Agora gostaria de dar a minha opinião sobre o Encontro de crianças e jovens diabéticos que se realizou a 22 de Maio de 2005. Acho bem fazerem estes encontros porque os jovens diabéticos não se sentem discriminados, e para além disso, servem também para trocar experiências sobre a doença, que só nos faz encarar melhor o nosso futuro.

Dou os parabéns aos profissionais médicos, enfermeiros e auxiliares do Hospital de S.Teotónio, que me têm acompanhado no meu percurso, em especial à Drª Graça Carvalho e à Enfermeira São Luís.

Assim me despeço desejando sorte a todos os diabéticos e suas famílias

Samuel Tavares Lopes – Jovem DTT

Encontro da Amizade (Viseu 2005) - Drª Graça Carvalho

Encontro da Amizade - Viseu 2005

A 22 de Maio realizou-se em Viseu, o 2º encontro para crianças e jovens diabéticos, sendo o 1º após a constituição de associação DTT.

O encontro estava marcado para as 10h e 30m, no Instituto da Juventude, mas antes da hora já começavam a chegar jovens e seus acompanhantes, alguns de zonas bem longínquas da cidade, como Trancoso, Sernancelhe, Vilar Formoso, etc.

Após a sessão de abertura, presidida pelo Presidente da Associação, Dr. Domingos Xavier Viegas, distribuíram-se os presentes por duas salas para a apresentação do tema agendado - Alimentação.

Realizaram-se duas palestras, uma apresentada pela Drª Maria Cavaco e outra pelo Drª Júlia Figueiredo, distribuindo-se os participantes de acordo com o número de tomas diárias de insulina administradas.

Uma comunicação para aqueles com duas tomas de insulina (na maioria crianças pequenas) e outra para quem efectua três ou mais tomas de insulina.

Após as apresentações havia que almoçar; foi então que verificámos como éramos tantos, cerca de 300 (285), e nos dirigimos para as instalações da Federação da Região Vinícola do Dão, local condicionado pelo elevado número de participantes.

O almoço decorreu com boa disposição, muita conversa e saboreando um apetitoso arroz de pato, em mesas agradavelmente decoradas pelas Educadoras São e Celeste do Serviço de Pediatria do Hospital S. Teotónio.

Terminado o almoço havia que desgastar, e as crianças e jovens puderam divertir-se, os mais pequenos num insuflável e os maiores jogando matraquilhos humanos ou praticando no tiro ao arco.

Enquanto isto os familiares aproveitaram para trocar experiências em amena cavaqueira.

Seguiu-se o lanche, e durante este organizou-se mais uma sessão, esta dedicada às dificuldades das crianças e jovens no meio escolar.

Foi animado pela Drª Maria Cavaco e pelos jovens diabéticos da Direcção da Associação.

Foi sem dúvida a parte mais interessante, já que alguns jovens expuserem de forma extremamente clara e muitas vezes até divertida as suas vivências escolares.

E chegamos ao final do dia, um dia que achámos ter sido bem passado e útil em termos de aprendizagem para todos os participantes, diabéticos, familiares e Técnicos de Saúde.

Foi então que o Senhor José Manuel Rodrigues (elemento da direcção) e o mais dinamizador deste Encontro fez os agradecimentos, nomeadamente às Câmaras Municipais de Viseu, de Mangualde e a todos os que apoiaram de alguma maneira a sua realização.

Dra. Graça Carvalho, Pediatra do Hospital de Viseu